segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CULMINANCIA PROJETO 3º BIMESTRE (FÍSICA / MATEMÁTICA) RACIOCINANDO, CRIANDO E REINVENTANDO.

No dia 24/09/2010 tivemos a culminância do projeto de Física e Matemática.
O projeto teve como objetivo principal trabalhar os conceitos de matemática e física de forma criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico e o prazer de aprender.
Os professores Sergio, Carlos Eduardo, Rejane e Marcelo Dantas deram um show de dedicação, estimulando os alunos de forma tão competente que os trabalhos surpreenderam a todos que foram visitar as apresentações.

Os alunos do ensino fundamental trabalharam com o professor Sérgio composições com figuras geométricas e apresentaram painéis com lindos mosaicos.

Os alunos do professor Carlos Eduardo trabalharam os conceitos de geometria plana (proporcionalidade, triângulos, paralelismo e congruência).



Os alunos do professor Marcelo Dantas mostraram que são bons de raciocínio e foram muito competentes no xadrez.



Essas são as feras que desafiaram os participantes com pegadinhas e desafios de lógica. Durante todo o 3º bimestre, a professora Rejane trabalhou com a turma desafios, charadas e testes lógicos e o grupo vencedor teve mais um desafio: incentivar os visitantes a testarem seu raciocínio. Os que acertaram ganharam brindes e pirulitos.


Você é belo matematicamente? Esse grupo mediu os rostos dos visitantes para mostrar as proporções áureas presentes na anatomia humana. A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto, por isso a aluna que mais se aproximou do número Phi tirou uma foto ao lado do pôster.


A feira de ciências também foi um sucesso. Os alunos do 1º ano do ensino médio, orientados pelo professor Sergio apresentaram experimentos de ótica, e os alunos da professora Rejane apresentaram experimentos de física térmica. A sala escura foi tão disputa pelos alunos visitantes que teve fila no corredor.